Vagas de Emprego

Entretenimento Festa do Imigrante começou na quinta e segue até domingo 21/09/2012

A oitava edição da Festa do Imigrante de Cosmópolis começou nesta quinta-feira, dia 20 de setembro de 2012, com a apresentação da Banda Municipal de Cosmópolis e a presença do cônsul espanhol Angel Fuentes Gonzales.  A Festa do Imigrante continua nesta sexta feira, sábado e domingo, com entrada gratuita. A festa tradicional da cidade conta com Praça de Alimentação com Comidas Típicas da Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Suiça, Síria e Líbano. Além disso haverá apresentações artísticas e culturais em todas as noites da festa.

A apresentação da Banda Maestro Gaspar Ricardo Sarti de Cosmópolis, sob a regência do maestro Dailton Lopes foi por volta das 20 horas, seguida da eleição da Rainha e das Princesas da VIII Festa do Imigrante, uma homenagem à Família Espanhola Radicada em Cosmópolis e show com a banda Chapéu da Máfia.  Nesta sexta-feira, dia 21, a Festa começa às 20h com apresentação da Dança Flamenca com alunos da escola Professor Beto Fonseca, de Valinhos. Em seguida é a apresentação musical com o Grupo Madeira da Lei com "o melhor da música nacional e internacional.

No dia 22, sábado, às 20 horas, será realizada a apresentação de Dança do Figurado com o Grupo Perfeita Harmonia. Na sequência é realizado show da banda Versão Brasileira e, para encerrar a noite, "Roberto Carlos (Cover)".  As entidades participantes nos dias 20, 21 e 22 são a Casa da Criança (Japão), o Rotary Clube (Itália), Lar dos Idosos Irmã Rosália (Alemanha), Loja Maçônica 31 de Março (Portugal), Casa Alvorada Cristã (Suiça), Loja Maçônica Joaquim Gonçalves Ledo (Espanha), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Sírio-Libanês).

O dia 23 é o "Domingo Brasileirinho". Das 11h30 às 14h é o Almoço, uma Galinhada, da cozinha do Buffet Vânia Sala. Os ingressos do almoço já podem ser adquiridos na Secretaria da Cultura ou junto às entidades participantes. O valor unitário é de R$ 15. No dia 23 as entidades participantes são a Ordem Demolay e Garotas do Arco-Íris. Os shows musicais são de Raquel Pavanelli e Gustavo Penna, que trazem um repertório de sambas e chorinhos. Também haverá show musical com a Banda Kalu in Trâmite, esta com uma apresentação que reúne ritmos e estilos, como bossa nova, música popular brasileira, samba, rock, balanço e músicas de Carnaval. A Festa do Imigrante é realizada pela comunidade com patrocínio da Prefeitura de Cosmópolis e dos Supermercados Enxuto.

No início da tarde de quinta-feira, 20 de setembro de 2012, os trabalhadores da Prefeitura de Cosmópolis e das entidades que vão desenvolver os trabalhos na Praça de Alimentação davam conta dos últimos detalhes para a Festa do Imigrante que começa durante a noite. Chova ou faça sol a Festa, na Praça Major Artur Nogueira, em Cosmópolis conta com área coberta onde ficam as mesas para os freqüentadores e também o palco onde são realizadas as apresentações artísticas e culturais.
O objetivo dos organizadores é garantir o conforto dos cidadãos cosmopolenses e dos visitantes. Além de acomodações adequadas o espaço contará com segurança da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Cosmópolis.

Todas as atrações são gratuitas. A comercialização de comidas e bebidas será realizada pelas entidades assistenciais que vão utilizar os espaços das barracas com pratos típicos e outros produtos. A renda deverá ser revertida às obras assistenciais de cada entidade. Tradicionalmente a Festa do Imigrante de Cosmópolis é realizada na Praça Major Artur Nogueira, conhecida como “Praça do Coreto”. A cidade de Cosmópolis foi formada entre o final do século 19 e início do século 20 por imigrantes de diferentes países como Suíça, Áustria, Alemanha e Itália dentre outras nacionalidades e regiões do Planeta. Ainda hoje a cidade preserva espaços como o da Escola Alemã, um antigo imóvel que resiste ao tempo na Avenida Marginal (Bader).