Sabor de Memória

História de Cosmópolis

Cosmópolis. Uma história de muitos.

Cidade universo. Denominado dessa forma pelo encontro de várias etnias, a cidade de Cosmópolis trás em suas história a ramificação de muitas histórias, fatos e culturas, onde a porção de terra germinou o munípio que conhecemos nos dias de hoje. O povoado de Cosmópolis, fazia parte de uma extensa área conhecida como Fazenda Funil, pertencente a Campinas, lugar de qualidade para produção agrícola. Para que houvesse crescimento na localidade de grande importância era necessário que uma companhia ferroviáia passasse por esta região para o escoamento do que era produzido por aqui.

Existia dentro deste espaço uma linha particular da usina de açúcar, a Usina Ester, porém a busca pela ferrovia era desejável para que o café, produto em alta, alcançasse o comércio. O investimento foi realizado, trazendo a linha ferroviária Funilense e em conjunto a isso o desenvolvimento desta região. Era preciso mão de obra e o governo passava a investir na imigração, oferecendo aos imigrantes a posse da terra que eles cultivassem. Nascia nesta área o Núcleo Colonial Campos Salles, nome que se refere ao então Presidente de São Paulo (equivalente a Governador em sua época) e posteriormente Presidente da República Manuel Ferraz Campos Salles.

Chegavam ao primeiro momento os suíços, reconhecendo a qualidade do solo para o plantio e produção, e outros contratados para tarefas de manutenção na linha Funilense. Neste contexto cresce a colônia. Contudo, muitas das famílias suiças não se adaptaram e foi-se aberta à habitação do núcleo para outros imigrantes como alemães, italianos e austríacos. Povos que traziam de suas nações um pouco da cultura, do jeito de ser, misturado em um só lugar. Em seguida vieram os espanhóis, russos, portugueses, sírios (que desenvolveram o comércio) para trabalharem na linha de ferro. Dessa forma o Núcleo Colonial Campos Salles foi crescendo e recebedo cada vez mais pessoas interessadas em começar uma vida, a investir e crescer. Durante esse processo, o núcleo recebeu alguns nomes antes de sua formação como: Campo das Palmeiras e Burgo e após o próprio nome Campos Salles (como citado no início), foi nomeado Barão Geraldo de Rezendo e finalmente, em 1905, é nomeado Cosmópolis. No ano seguinte é denominado distrito, estando em subordinação à Campinas.

Texto: Antônio Domingos Diniz

Acesse agora mesmo!