Portal da Prefeitura de Cosmópolis

Prefeitura de Cosmópolis

Newsletter

Receba em seu e-mail a agenda de eventos e novidades da cidade

Escolha as secretarias nas quais você tem interesse:


Sabor de Memória

Projetos e Publicações

Sabemos que preservar e valorizar a memória histórica de uma cidade é um importante passo para o fortalecimento da identidade do cidadão e isso contribuiu diretamente para o sentimento de pertencimento desse cidadão à cidade. Por isso, o Centro de Memória de Cosmópolis realiza atividades voltadas para a preservação histórica e cultural do município de Cosmópolis. Entre as ações, está a de pesquisar, identificar coleções, digitalizá-las e torná-las públicas. A seguir, apresentamos todos os projetos e publicações realizados pelo Centro de Memória de Cosmópolis:

 

Publicações

E-book Baú de Memórias - Entrevistas em História Oral

Resultante de oficinas de história oral, foi produzido como contrapartida ao projeto Memória Viva de Cosmópolis. O livro digital contém narrativas de vida de 6 moradores cosmopolenses. Acesse o livro a seguir:


Acesse o e-book em: www.projetomemoriaviva.com.br

 

E-book Sabor de Memória - A Cozinha do Imigrante

A gastronomia como patrimônio cultural.
 
O livro digital reúne as receitas das comunidades imigrantes de Cosmópolis, salvaguardando o patrimônio histórico construído nas cozinhas de centenas de cosmopolenses ao longo de anos. São 62 receitas salgadas e 70 doces. Há pratos italianos, árabes, alemães, portugueses, poloneses, espanhóis, libaneses, japoneses e alguns brasileiros, de origem indígena. O livro foi realizado de modo colaborativo com a população cosmopolense.
 
Acesse o projeto e corra para a cozinha para se deliciar com os sabores que construíram a história de Cosmópolis!

Acesse: http://sabordememoria.k6.com.br/


 

Exposições e ações educativas

O Centro de Memória apoia e promove exposições e ações educativas com o intuito de resgatar a história do município de Cosmópolis. Entre as exposições, estão:

 

Exposição virtual

Além das exposições físicas e itinerantes, também temos exposições virtuais em caráter permanente. 

Filhos da Terra - Coleção Antônio Grassi

A exposição "Filhos da Terra" apresenta um registro do árduo cotidiano dos cortadores de cana-de-açúcar no município de Cosmópolis-SP, pelo olhar da fotógrafa Bruna Grassi. 

Acesse: https://memoriacosmopolis.culturalspot.org

Guilherme Hasse - Retratos de Uma Época

A exposição retrata vida e obra do fotógrafo e músico cosmopolense Guilherme Hasse.

Acesse: https://memoriacosmopolis.culturalspot.org

 

Portal do Acervo Digital

O acervo digital, que passou por todo o processamento técnico, fico disponível para consulta gratuita através do site www.acervocosmopolis.k6.com.br

Já estão disponíveis no portal 7 mil páginas de jornais históricos, entre eles, O Apito (1924-1941), O Município (1946 - 1964), Jornal do ACP (1966-1975), Folha da Semana (1981-1983) além de aproximadamente 300 fotos históricas. O portal é atualizado constantemente até que todo o acervo seja disponibilizado.

 

Projetos

Processamento técnico de documentos museológicos

 

O processamento técnico de documentos é uma atividade que visa captar, organizar, preservar e disponiblizar acervos documentais, que é um feito pelas seguintes etapas: triagem, digitalização, catalogação, higienização, acondicionamento e disponibilização no banco de dados. O acervo documental que passou pelo processamento técnico, ficará disponível para consulta pública no site da Prefeitura de Cosmópolis.

 

Projeto Memória Viva

Memória Viva é um projeto de pesquisa e documentação em história oral que apresenta em 10 curtas-metragens histórias de vida do município de Cosmópolis. 

Saiba mais:

www.projetomemoriaviva.com.br

FB.com/MemoriaVivaCosmopolis

 

Registro da História Oral

A História Oral consiste em utilizar a experiência de vida das pessoas em relação à cidade como matéria prima para pesquisa mais detalhada e o seu registro significa produzir conhecimento histórico. O Banco de Histórias pretende preservar a memória da cidade por meio de relato de seus moradores. Nesse sentido, estão sendo realizadas entrevistas com moradores. 

 

Como colaborar

Aceitamos fotos e documentos. Os itens podem ser doados ou apenas disponibilizados para digitalização. Se você tem história para contar, também pode ser um de nossos entrevistados para o projeto História Oral - Banco de Histórias. Outra opção é ser um voluntário e colaborar com as atividades do Centro de Memória.

 

Contato

Centro Cultural de Preservação da Memória Histórica de Cosmópolis "Alcides Frungilo"

Rua Santa Gertrudes, 254 - Centro

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00

Telefone: (19) 3882-3614 / 3812-3101

E-mail: memoria@cosmopolis.sp.gov.br

Fan Page: Facebook.com/MemoriaCosmopolis


Acesse agora mesmo!
Acervo Digital

Redes Sociais